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7 Dicas de Networking


Quando ministro minhas aulas sempre falo com os alunos a respeito do Networking. E sempre enfatizo: Não deixe de se relacionar com as pessoas que conheceram ao longo do curso. Até porque sabemos que um ajuda o outro. Nesse sentido, definimos aqui o que é Networking. 

A palavra é a união dos termos em inglês "net", que significa "rede" e "working", que é "trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.

Confira as dicas do diretor de recrutamento da STATO – consultoria especializada em recrutamento e transição de executivo, Paulo Dias.

Veja 7 dicas que ajudarão nessa Rede de Contatos:

Uns dizem que o boom das redes sociais tem deixado as pessoas desatentas, ansiosas e sem foco. Outros dizem que elas aproximam e facilitam negociações profissionais. O fato é que as redes sociais estão aí, mas nem sempre são bem utilizadas. Mas afinal de contas, qual é a maneira correta de arrumar um emprego ou fechar um bom negócio profissional via redes sociais? O diretor de recrutamento, Paulo Dias, listou o que fazer e o que não fazer em sete tópicos. Confira:

1 - Comece com pessoas que lhe conheçam, que já tenham trabalhado contigo e que possam passar alguma referência. Depois estabeleça uma estratégia, principalmente com intermediários que possam se interessar pelo seu CV (Headhunters, agências, RH´s). A chance é bem maior.

2 - LinkedIn é a principal ferramenta que possibilita conexões com profissionais de diversas empresas, mas é preciso ter cautela e não tomar muito o tempo e atenção do profissional. Seja simpático, educado e direto, com textos curtos e direcionados sugerindo uma futura ação, uma reunião pessoal ou pedindo uma informação a qual esse interlocutor possa ajudar.

3 - Personalize a mensagem: buscar algo em comum com o profissional facilita ou pode-se customizar cada mensagem com algo do tipo: "sempre admirei a diversidade de produtos da empresa X e entendo que eu poderia colaborar com minha experiência Y"; ou "tenho objetivo de construir uma carreira na sua empresa e seria um prazer te conhecer pessoalmente".

4 - Grupos: participe de grupos no Facebook e/ou LinkedIn que tenham interesses ou conhecimentos parecidos, pois eles são fontes de informações e contatos importantes.

5 - Facebook e Twitter: tratam-se de duas redes com fins pessoais. É bom manter as pessoas conectadas ali, no entanto, é preciso tomar cuidado com certas postagens que podem "queimar seu filme". Fotos de festas "exageradas", opiniões políticas agudas ou coisas do gênero podem comprometer seu objetivo.

6 - Não seja inconveniente: bons costumes do mundo real também servem para o mundo virtual. Seus contatos profissionais não são necessariamente seus amigos. Portanto, ficar cobrando favores e pedindo indicações insistentemente pode gerar o efeito contrário.

7 - Use a rede correta: adicionar um desconhecido numa rede de relacionamento pessoal, como o Facebook, e lhe pedir uma ajuda profissional é um tanto quanto inconveniente e o efeito tende a ser extremamente negativo. O LinkedIn tem esse fim, assim, se bem usado, pode facilitar e muito uma recolocação profissional.

Fonte:
http://correiobraziliense.admite-se.com.br/app/noticias/carreira/2015/11/04/interna_carreira,10784/especialista-da-sete-dicas-para-estabelecer-networking-nas-redes-sociais.shtml

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